sábado, 29 de dezembro de 2012

FEIRA CULTURAL - NOSSA VILA NOSSA GENTE NOSSA HISTÓRIA

FEIRA CULTURAL SEMEC- TEMA: NOSSA VILA NOSSA GENTE, NOSSA HISTÓRIA REGENERAÇÃO 240 ANOS DE HISTÓRIA
dia 02 de dezembro de 2012
No dia 02 de dezembro aconteceu na praça São Gonçalo a Feira Cultural das escolas municipais com o tema do projeto: NOSSA VILA, NOSSA GENTE, NOSSA HISTÓRIA de autoria do professor e coordenador pedagógico Alexandre Costa. Antes das exposições dos estandes aconteceu ato solene com a presença do prefeito Seu Dua a primeira dama professora Emiliana, vereador Ida, secretário de saúde Antão Ferreira, secretária de educação professora Marilene, secretário de obras Elias, Chefe de Gabinete drº Augusto Nunes, o poeta João Carlos e outras personalidades.











domingo, 11 de novembro de 2012

SEMINÁRIO: REGENERAÇÃO - PI 240 ANOS DE HISTÓRIA



A Secretaria Municipal de Educação e Cultura SEMEC, através do Projeto NOSSA VILA, NOSSA GENTE, NOSSA HISTÓRIA de autoria do professor e Coordenador Pedagógico Alexandre Costa promoveu no dia 10 de novembro de 2012 o SEMINÁRIO: REGENERAÇÃO 240 ANOS DE HISTÓRIA. O evento aconteceu na U. E. Tia Sizinha antigo prédio da CNEC tendo como  público alvo os professores da rede municipal de ensino. Idealizado pelo professor Alexandre Costa (coordenador pedagógico) juntamente com a professora Veronice Anjos (Supervisora de Ensino), estiveram presentes os professores da rede municipal de ensino, algumas autoridades como Drº Augusto Nunes (chefe de gabinete da prefeitura), a professora Marilene Carvalho (Secretária de Educação)  Antão Ferreira (Secretário Municipal de Saúde) e Sr. Elias Helal (Secretário de Obras), também estiveram alguns convidados como o Sr. José Moreira Ramos (ex-prefeito de Regeneração), Drº Geraldinho (advogado), a Srª Ermínia Medeiros (Diretora de Planejamento de turismo da SETUR PI), estiveram também os palestrantes: Drº Reginaldo Miranda (historiador e advogado), a Empresária Nileide Soares, a professora Rosário Lima e o poeta João Carlos. A organização do evento contou com a colaboração dos coordenadores e coordenadoras da Semec e os demais funcionários e da professora Sizinha que disponibilizou o espaço físico de sua escola e o grupo de BALÉ ANA BOTAFOGO que fez uma apresentação cultural. Também, apoio do Prefeito Eduardo Carvalho.



BREVE HISTÓRICO DA VILA REGENERAÇÃO

As Origens de Regeneração remontam ao ano de 1772 com a fundação do Aldeamento São Gonçalo do Amarante pelo tenente coronel João do Rego Castelo Branco quando ali fixou os índios acoroás também chamados de Acroás, corás, coroados(por terem o cabelo liso e cortado em forma de coroa de frade) e os Guegueses. Os Acaroás foram, expulsos de suas terras, situadas às margens dos Rios Parnaíba e Uruçuí, por ordem do Governador Gonçalo Lourenço Botelho de Castro, foram aldeados na missão criada à margem direita do Riacho do Coco, hoje Mulato, com a denominação de São Gonçalo do Amarante, homenagem ao santo de igual nome.Os guegueses vieram depois para o aldeamento em 1774 após a extinção da Missão Franciscana de São João de Sende( hoje território do Tanque Piauí).
Os Acaroses tinham como seu líder o Cacique de nome Bruenque (Gonçalo Lourenço do Rego). A aldeia contava com a ajuda da Fazenda Real, com a participação de particulares.
A aldeia se tornou Freguesia em 20 de julho de 1806. Recebeu como novo vigário João José Pereira de Castelo Branco. Nesse ano recebeu a visita do governador Burlamaque quando seguia para a vila da Parnaíba. Estiveram também na aldeia os cientistas alemães Carl Friedrich Philipp Von Spix Botânico e Johann Baptist Von Spix Zoólogo em 1819.
De freguesia a antiga aldeia se tornou Vila no dia 10 de novembro de 1833. Em 1841 foi criada a primeira Comarca desmembrando-se de Oeiras. Em 1850 Conselheiro Saraiva envia o mestre João Isidoro para proceder obras na Ladeira do Castelo.
Em 1843 tomou posse da capitania o Dr. Idelfonso de Sousa Ramos. E em 1844 foi criado uma lei provincial autorizando a transferência da capital do Piauí para ser edificada as margens do rio Parnaíba entre a foz do Canindé e a do Mulato pertencente ao território de São Gonçalo. Quando José Antônio Saraiva assumiu o comando do Estado em 1850 visitou pessoalmente as obras da ladeira do Castelo (onde se encontrava o pior trecho de Caxias a Oeiras) chefiada pelo mestre português João Isidoro. Em 1852 no ato da transferência da Capital Saraiva e sua comitiva pernoitaram em São Gonçalo (hoje Regeneração), sendo assim a Vila São Gonçalo foi capital do Piauí por vinte e quatro horas. Em 16 de julho de 1861 a sede da Vila foi transferida para a antiga passagem do São Francisco também conhecida por Barra do Mulato hoje atual Amarante. E a antiga vila ficou conhecida por São Gonçalo Velho. O nome Regeneração veio designar a nova freguesia em 1871, com o nome de São Gonçalo da Regeneração com a execução da Resolução Provincial nº896 de 1785, mas promulgada somente em 02 de dezembro de 1882. Sendo que os municípios de Amarante e Regeneração procedem de uma contínuo processo histórico.
A capela de São Gonçalo do Amarante, o Padroeiro da Cidade, foi construída em 1789, onde foi criada a Paróquia de igual topônimo, desmembrada de Oeiras. A elevação à categoria de Cidade ocorreu em 1938.
FONTE: São Gonçalo da Regeneração – Marchas e contramarchas de uma comunidade sertaneja 2004 Reginaldo Miranda. Organização do texto: profº Alexandre Costa

MOMENTOS DAS PALESTRAS









COLABORADORES:
·       COORDENADORES PEDAGÓGICOS
·       DIRETORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS
·       EQUIPE TÉCNICA DA SEMEC
·       SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO




segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Isso é Brasil, é o meu Piauí é a Nossa Vila Regeneração

NOSSA VILA, NOSSA GENTE, NOSSA HISTÓRIA - REGENERAÇÃO 240 ANOS

FAÇA TRILHAS EM REGENERAÇÃO E CONHEÇA O NOSSO PATRIMÔNIO NATURAL

O município de Regeneração é repleto de tantas paisagens exuberantes obras-primas do Criador esculpidas pela natureza. São morros que oferecem uma bela e ampla visão do VALE DO RIO JACARÉ. Além disso existem algumas piscinas naturais propícias para o banho e lazer. Existe também o Vale das Esculturas e as várias formações esculpidas no relevo batizadas pelo geógrafo e profº Alexandre Costa. São belos lugares que nos convida à prática do TURISMO ECOLÓGICO.

O período ideal para a realização de trilhas é por volta dos meses de Fevereiro a Julho. Os lugares tem fácil acesso e é necessário a companhia de guias. O Vale do rio Jacaré fica a uma distância de 40 km da sede do município de Regeneração que se localiza a 140 km da capital piauiense.
Os interessados em conhecer o vale para realizar uma TRILHA ECOLÓGICA deve contactar o professor Alexandre Costa através dos contatos menquefilis@yahoo.com.br   ou pelos fones: 86 9976 1806 86 9524 0618 ou fixo 86 3293 2030





















segunda-feira, 24 de setembro de 2012

REGENERAÇÃO - PI Cidade Histórica 240 anos de História


No dia 26 de Setembro de 2012 o município de Regeneração estará completando 240 de HISTÓRIA, de acordo com a obra do ilustre escritor e advogado Reginaldo Miranda na obra SÃO GONÇALO DA REGENERAÇÃO - marchas e contra marchas de uma comunidade sertaneja, publicada em 2004.

De acordo com a pesquisa de Reginaldo, o Tenente João do Rego Castelo Branco que marchava com aproximadamente mil índios ACAROÁS que se deslocavam para uma mata do Poti hoje Teresina, se deparou com o Vale do riacho do Coco, hoje rio Mulato resolveu acampar em suas margens e ali instalou a MISSÃO SÃO GONÇALO DO AMARANTE no dia 26 de Setembro de 1772. E logo notificou ao Governador da Província o Gonçalo Botelho de Castro em Oeiras.

Imagens do município com aspectos ainda de Vila




Arte: Almeida




domingo, 2 de setembro de 2012

JORNAL MEIO NORTE MOSTRA PATRIMÔNIO DO PIAUÍ EM REGENERAÇÃO

PROJETO NOSSA VILA NOSSA GENTE NOSSA HISTÓRIA - VALE DO RIO JACARÉ EM REGENERAÇÃO PI

O geógrafo e pesquisador profº Alexandre Mota tem realizado várias buscas na zona rural do município de Regeneração voltado para a região do Vale do rio Jacaré onde está localizado a maior comunidade rural do município que é o povoado Jacaré. Através do Projeto Nossa Vila, Nossa Gente, Nossa História, vem fazendo algumas descobertas durante a realização de algumas trilhas. E sua pesquisa foi compartilhada pelo jornal Meio Norte através da reportagem da ilustre Liliane Pedrosa.

domingo, 19 de agosto de 2012

REGENERAÇÃO PIAUÍ CONHEÇA E PROTEJA

VALE DO RIO JACARÉ - PATRIMÔNIO CULTURAL E NATURAL DE REGENERAÇÃO PIAUÍ

Por:  Alexandre Rodrigues Costa

No dia 12 de julho de 2012 foi realizado uma AÇÃO DO PROJETO ESCOLA ECOLÓGICA de autoria do professor e geógrafo Alexandre Costa. Na oportunidade o mesmo reuniu alunos da E.M. Amancio Lopes dos Santos na comunidade Coco dos Amâncios onde ali se encontram as nascentes do rio Mulato. Também participaram diretores, coordenadores e alunos de várias escolas públicas de Regeneração. Dentre elas destacam-se E.M. Abc da Alegria, E.M. Maria Dolores, E.M. José C. de Oliveira, E.M. Miriam Portela, E.M. Benedito Moreira, E.M. Petrolina Moreira, U.E. Antonio de Neiva, U.E. Alberto Leal Nunes,      U. E. Aurora B. de Oliveira CEPET, Colégio Agrícola, e os alunos da comunidade Jacaré da E. M. Guilherme Xavier de Oliveira.
Na oportunidade foi realizada a fixação de placas como reconhecimento de alguns pontos como o cannion do rio Jacaré, o Vale de Pedras do Apertar da Hora, as piscinas naturais do rio Jacaré, o morro do Pico, o Vale das Esculturas e muitas paisagens.
O trabalho de trilhas foi iniciado em 2011 quando o profº passou a realizar uma busca pelo interior sobre lugares que serviram de refúgio dos índios que viveram em território regenerense no século XVIII. Isso é uma ação do PROJETO NOSSA VILA NOSSA GENTE NOSSA HISTÓRIA. Com o trabalho de trilhas  ele conseguiu proceder ações de dois projetos um que trata da educação ambiental no município e o outro que trata do resgate à cultura e o patrimônio do município.