MOVIMENTO NO LITORAL PIAUIENSE - Luis Corrêa, Barra Grande e Pedra do Sal
No último final de semana do mês de julho o litoral piauiense foi point de encontro e lazer para várias famílias, inclusive um grupo de colegas que vieram da cidade de Regeneração Pi. O grupo estava na casa litorânea do médico também regenerense Drº Paulo ex-prefeito da cidade Jardim do Mulato. A viagem foi organizada pelo Pedro Mota conhecido como Motinha educador físico do município. Além de funcionários da saúde como o secretário municipal de saúde o nobre Antão Filho, também estava o profº Alexandre Costa funcionário da educação.A praia de Barra Grande estava prestes a realizar mais um evento do ano. O campeonato do Z-6 organizado pelo grupo de pescadores daquela colônia. Além de muitos turístas, pescadores encontravam-se ali algumas autoridades como o governador Wilson Martins e a primeira dama deputada Líliam Martins. O concurso era para duas modalidades de barcos pequenos e grandes.
A exuberante praia da Barra Grande que pertence ao município Cajueiro da praia é um dos lugares no litoral piauiense muito verdejante. Além dos coqueiros existes a vegetação conta com a presença de muito cajueiro, mangueiras e entre outra árvores nativas do cerrado e litoral piauiense.
A praia da Atalaiaem Luis Corrêa é indiscutivelmente o ponto mais frequentado dolitoral piauiense. Pois já está populalizada. E na opinião de muitos turístas não dar para visitaro litoral sem parar por ali e até presenciar o espetáculo do pôr-do-sol.
Prof° Alexandre Costa parabeniza trabalho do Grupo Eco Turismo de Luis Corrêa, pela ação que envolve vários jovens sobre a limpeza do litoral. A prefeitura está de Luis Corrêa está de parabéns pela ação e deve sempre dar continuidade.
Aconteceu no dia 28 de junho o arraiá da E.M. Mª Dolores Neiva
apresentação da quadrilha da E. M. Maria Dolores Neiva
participação do grupo flores do abc junto do prof Alexandre e da diretora Maria Alves
barraca das comidas típicas
Foi realizado ontem dia 22/06/11 a festa junina da E.M. ABC da Alegria, com realização de brincadeiras, apresentação de quadrilha, casamento caipira, grupos de danças, concurso de forró e do mais belo casal caipira.
grupo de balé caipira alunas
Diretora profª Rejane Helal
quadrilha abc mirim
profº Alexandre com a aluna Ludimila, escolhida como a bela garota caipira da escola. No útimo domingo dia 19 o profº Alexandre juntamentecom o sr. João Carlos estiveram na Chapada Filomena para percorrer a Antiga Ladeira Calçada. O profº está com o projeto NOSSA VILA NOSSA HISTÓRIA com a finalidade de resgate cultural do município de Regeneração.
trecho da Ladeira Calçada da Antiga Estrada Real
Segundo o sr. João essa ladeira foi construída no sec. XIX na Estrada Real onde se percorria da Antiga Vila da Mocha (Oeiras) até a cidade de Caxias no Maranhão. Alguns moradores da região afirmam que elafoi construída com a mão-de-obra indígena. Alguns acreditam que ela foi construída no ato da transferência da capital Oeiras para a Vila São Gonçalo de Amarante hoje Regeneração.
A ladeira tem mais de 100 metros de cumprimento. De acordo com o Profº Alexandre essa Antiga obra deveria ser tombada pelo IPHAM e constituirum monomento histórico para os municípios de Regeneração e Amarante. O mesmo propoe essa idéia no seu projeto.
trecho da Ladeira do Castelo que foi construídana década de 1970. Ela dá acesso as comunidades da zona rural de Amarante, municipio de Arraial, Francisco Aires, Santa Rosa até chegar em Oeiras.
Da ladeira do Castelo se avista o vale do rio Canindé que desagua no rio Parnaíba na cidade de Amarante.
Logo abaixo da ladeira Calçada existia o riacho do Castelo, suas nascentes ainda existem e o acesso é muitodifícil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário