Por: Alexandre Rodrigues Costa
No dia 12 de julho de 2012 foi realizado uma AÇÃO DO PROJETO ESCOLA ECOLÓGICA de autoria do professor e geógrafo Alexandre Costa. Na oportunidade o mesmo reuniu alunos da E.M. Amancio Lopes dos Santos na comunidade Coco dos Amâncios onde ali se encontram as nascentes do rio Mulato. Também participaram diretores, coordenadores e alunos de várias escolas públicas de Regeneração. Dentre elas destacam-se E.M. Abc da Alegria, E.M. Maria Dolores, E.M. José C. de Oliveira, E.M. Miriam Portela, E.M. Benedito Moreira, E.M. Petrolina Moreira, U.E. Antonio de Neiva, U.E. Alberto Leal Nunes, U. E. Aurora B. de Oliveira CEPET, Colégio Agrícola, e os alunos da comunidade Jacaré da E. M. Guilherme Xavier de Oliveira.
Na oportunidade foi realizada a fixação de placas como reconhecimento de alguns pontos como o cannion do rio Jacaré, o Vale de Pedras do Apertar da Hora, as piscinas naturais do rio Jacaré, o morro do Pico, o Vale das Esculturas e muitas paisagens.
O trabalho de trilhas foi iniciado em 2011 quando o profº passou a realizar uma busca pelo interior sobre lugares que serviram de refúgio dos índios que viveram em território regenerense no século XVIII. Isso é uma ação do PROJETO NOSSA VILA NOSSA GENTE NOSSA HISTÓRIA. Com o trabalho de trilhas ele conseguiu proceder ações de dois projetos um que trata da educação ambiental no município e o outro que trata do resgate à cultura e o patrimônio do município.